Ouvidoria promove roda de conversa na Anvisa sobre o tema saúde mental
Atividade será coordenada pela médica psiquiatra Elaine Bida e acontece na sede da Agência, em Brasília, no dia 29 de abril.
A Ouvidoria da Anvisa irá promover uma roda de conversa sobre saúde mental, com o tema “Por Que Falamos Mais de Saúde Mental Agora”, tendo como palestrante a médica-psiquiátrica Elaine Bida. O evento acontece no dia 29 de abril, das 9h às 12, no hall do Bloco E, começando com um coffee break de boas-vindas. A atividade será aberta a todos e as inscrições podem ser feitas até 25 de abril, por este formulário.
Segundo a ouvidora Samara Furtado, a roda de conversa faz parte de um rol de eventos, palestras e debates que a Ouvidoria está promovendo, com o objetivo de fortalecê-la e dar-lhe visibilidade. Isso para que ela exerça o seu papel de agente transformador da qualidade de vida dos servidores e colaboradores da Anvisa, tendo sempre a perspectiva de ampliar e melhorar os serviços prestados ao público, de forma equilibrada, justa e transparente.
No mês de março, foi realizada uma palestra sobre orientações para prevenção e enfrentamento ao assédio moral e outras formas de assédio, discriminação e preconceito, com a ouvidora-geral da União, Ariana Frances, que discorreu sobre o Guia Lilás na Prática, lançado pela Controladoria-Geral da União (CGU).
No encontro do final deste mês de abril, os debates serão sobre saúde mental, no formato de roda de conversa. O evento será uma boa oportunidade para aprofundar o conhecimento sobre um tema de tamanha importância e complexidade.
Samara Furtado ressalta que, além disso, “será uma boa ocasião para oferecer aos servidores da Agência um entendimento personalizado de determinados comportamentos e dar a eles o apoio necessário, na intensidade adequada, com maior conhecimento técnico e, dessa forma, criar um ambiente institucional saudável para os servidores e colaboradores da Anvisa, refletindo na melhoria da qualidade dos serviços prestados aos nossos usuários”.
Quem é Elaine Bida
Médica psiquiatra formada pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com curso de aprimoramento em Terapia Comportamental Cognitiva na Universidade de São Paulo (USP). Fez curso de Capacitação Profissional em Medicina do Sono e Aperfeiçoamento em Psiquiatria Geriátrica. Atua em psiquiatria desde 1999, nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), em Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás e no Distrito Federal, além de desempenhar atividades nas áreas de emergência psiquiátrica, psicogeriatria e interconsultas psiquiátricas.
Fonte: Portal ANVISA