Av. Vereador José Diniz 2270, CEP: 04604-003- Brooklin - São Paulo - SP - Brasil. Tel. +55 (11) 5090-5080/ (11) 9 8437-9824

  • Home
  • Em Foco
  • Notícias
  • Novo posto no norte fluminense deve agilizar demandas do setor portuário

Novo posto no norte fluminense deve agilizar demandas do setor portuário

Medida está alinhada com outras iniciativas da Anvisa para otimizar os serviços prestados.

Na última sexta-feira (18/7), a Anvisa inaugurou um novo posto na cidade de Campos dos Goytacazes, no norte do estado do Rio de Janeiro. A unidade vai atuar de forma integrada aos setores portuário e aeroportuário da região. Com a redução de distâncias e do tempo de deslocamento a terminais portuários e aeroportos expressivos para o desenvolvimento econômico nacional, espera-se facilitar o acesso das empresas a serviços sanitários essenciais para o comércio exterior.  

No cenário global, a segurança sanitária é um pré-requisito não apenas para os produtos comercializados internacionalmente, mas também para as operações que envolvem a logística de cargas e pessoas. Nesse contexto, estar mais próximo das áreas demandantes pode agilizar a capacidade de resposta da Agência, contribuindo também para a redução do chamado “custo Brasil” — nome popular usado para designar as despesas que incidem sobre a produção e que podem tornar desvantajoso para o exportador brasileiro colocar seus produtos no mercado internacional.  

"A abertura do posto se alinha a outras iniciativas da Anvisa para otimizar os serviços prestados, como por exemplo a modernização de normas e a ampliação dos mecanismos de escuta dos públicos afetados por cada norma que é proposta", aponta Gabriela Vieira, gerente-geral de Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados.   

Serviços

Dentre os serviços oferecidos pelo novo posto da Agência está, por exemplo, a emissão do Certificado Sanitário de Embarcações (CSE). Exigido internacionalmente pelo Regulamento Sanitário Internacional, o certificado é concedido às embarcações após inspeção sanitária, atestando que a embarcação não representa riscos de saúde às fronteiras de outros países ou, quando necessário, atestando a aplicação de medidas sanitárias para o controle de eventuais riscos identificados. 

O trabalho da Anvisa nos ambientes portuário e aeroportuário envolve também a fiscalização e controle de outros aspectos das operações que possam impactar a saúde humana, como alimentos, vetores, qualidade da água, gerenciamento e destinação de resíduos, limpeza e desinfecção de ambientes e meios de transporte, entre outros. 

Inauguração

Na abertura da solenidade de inauguração do posto, o titular da Coordenação Regional de Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados do Rio de Janeiro (CRPAF-RJ), Marcelo Felga, relembrou a importância histórica dos portos para o campo da saúde pública: “A atividade portuária permeia toda a história da vigilância sanitária, desde a abertura dos portos brasileiros às nações amigas, com Dom João VI, em 1808, até os dias atuais, tendo sido um importante campo de ação durante a recente pandemia de Covid-19". 

A cerimônia de inauguração contou com a presença de representantes dos setores portuário e aeroportuário, da Polícia Federal, da Marinha e da Receita Federal, além da superintendente de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, Helen Barreto.  

Vocação regional    

A nova unidade terá sob sua jurisdição diversos terminais portuários da região, incluindo o Complexo Portuário do Açu e o Porto de Macaé/Imbetiba. O posto também vai atuar nos aeroportos de Campos, Macaé e Cabo Frio.    

"A região de Campos vem se firmando como um polo de relevância econômica para o Brasil e, com a presença da Anvisa, damos um salto de qualidade e eficiência na segurança sanitária", avalia o secretário municipal de Saúde de Campos dos Goytacazes, Paulo Roberto Hirano.   

Localizadas na foz do rio Paraíba do Sul e banhadas pelo Atlântico, as cidades de Campos dos Goytacazes e São João da Barra são relevantes na cadeia logística nacional, especialmente na produção de petróleo. Na região está localizado o maior complexo portuário privado da América Latina: o Porto do Açu, que abriga a maior base de apoio offshore (conjunto de operações realizadas em ambiente marítimo, especialmente exploração e produção de petróleo e gás) do mundo e o terceiro maior terminal privado de minério de ferro do Brasil, além de responder por mais de 30% da exportação de óleo do país. Segundo dados do próprio porto, o Açu figura hoje como o segundo porto brasileiro em movimentação de carga (mais de 78 milhões de toneladas em 2024), sendo o primeiro em número de operação de navios.

Saiba mais  

O posto da Anvisa em Campos dos Goytacazes (RJ) funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h.  

Endereço: prédio da Inspetoria da Receita Federal (Av. Rui Barbosa, 975, térreo - Centro - Campos dos Goytacazes (RJ).

 

Fonte: Portal ANVISA

Imprimir Email