Av. Vereador José Diniz 2270, CEP: 04604-003- Brooklin - São Paulo - SP - Brasil. Tel. +55 (11) 5090-5080/ (11) 9 8437-9824

  • Home
  • Em Foco
  • Notícias
  • Anvisa e Ministério da Saúde promovem II Seminário Nacional sobre o Uso da Talidomida

Anvisa e Ministério da Saúde promovem II Seminário Nacional sobre o Uso da Talidomida

No evento, estão sendo apresentadas e discutidas ações de gestão e controle da talidomida, bem como orientações sobre o uso seguro da substância.

Acontece nesta semana o II Seminário Nacional sobre o Uso da Talidomida, promovido pela Anvisa e pelo Ministério da Saúde. O objetivo do evento é discutir o cenário atual do uso da talidomida no contexto do tratamento da hanseníase no Brasil, com ênfase nas estratégias adotadas para promover o uso racional desse medicamento e a maior segurança dos pacientes.

O seminário é direcionado aos atores de todos os estados do país envolvidos no controle da talidomida, como representantes da assistência farmacêutica, das Vigilâncias Sanitárias, do Programa de Hanseníase, do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), dos Conselhos de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) e do laboratório público responsável pela fabricação do medicamento, a Fundação Ezequiel Dias (Funed).

Estão sendo apresentadas e discutidas no evento as ações de gestão e controle da talidomida, além das experiências locais. Também estão sendo divulgados materiais de orientação sobre o uso seguro dessa substância.

A talidomida possui uma aplicação extremamente importante no tratamento de diversas condições de saúde, como, por exemplo, uma das reações agudas que pode ocorrer no curso da hanseníase. Contudo, quando utilizada de forma inadequada e sem o devido controle, pode causar o nascimento de crianças com malformações, já que possui potencial teratogênico (capacidade de causar desenvolvimento anormal em um embrião ou feto durante a gravidez).

Assim, com o objetivo de evitar a ocorrência de gravidez durante o seu uso, é um medicamento com utilização restrita ao âmbito do SUS (não é comercializado) e de uso controlado, para o qual se exige uma série de medidas de controle nas atividades de produção, distribuição, prescrição, dispensação e uso, de acordo com a Lei 10.651/2003 e a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 11/2011.

Um dos grandes desafios é promover o uso racional da talidomida com vistas à segurança do paciente, o que envolve a gestão adequada do medicamento, abrangendo toda a sua cadeia logística, práticas clínicas e sua utilização. Daí a importância da realização de debates sobre o processo de qualificação das ações e organização dos serviços, especialmente no âmbito da vigilância sanitária, dos programas de saúde pública e da assistência farmacêutica em todas as localidades do país, visando assim, a realização de ações integradas, coordenadas e monitoradas.

Saiba mais sobre a talidomida em:

https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/medicamentos/controlados/talidomida

https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/talidomida_estrategias_uso_seguro.pdf

 

Fonte: Portal ANVISA

Imprimir Email