Av. Vereador José Diniz 2270, CEP: 04604-003- Brooklin - São Paulo - SP - Brasil. Tel. +55 (11) 5090-5080/ (11) 9 8437-9824

  • Home
  • Em Foco
  • Notícias
  • Autorizada a nomeação de 100 aprovados para o cargo de especialista em regulação e vigilância sanitária

Autorizada a nomeação de 100 aprovados para o cargo de especialista em regulação e vigilância sanitária

Governo autoriza nomeações de candidatos aprovados e não classificados dentro do quantitativo de vagas previsto no último concurso.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva autorizou a nomeação de 1.434 candidatos aprovados e não classificados dentro do quantitativo de vagas originalmente previsto nos concursos públicos realizados por diversos órgãos. Entre esses órgãos, está a Anvisa. O Decreto 12.647/2025 foi publicado nesta quarta-feira (2/10), no Diário Oficial da União.

Fica autorizada, portanto, a nomeação de 100 aprovados para o cargo de especialista em regulação e vigilância sanitária. O provimento das vagas está condicionado à existência de cargos disponíveis e à compatibilidade orçamentária, cabendo a cada órgão editar os atos complementares necessários.

Vale observar o papel da conversão da Medida Provisória (MP) 1.301/2025 em lei, aprovada pelo Congresso Nacional em 24/9. A MP permitiu transformar cargos federais atualmente desocupados do Ministério da Saúde em novas vagas para a Agência.

Nesse sentido, o diretor-presidente da Anvisa, Leandro Pinheiro Safatle, destacou a importância do esforço do Ministério da Saúde (MS) e também do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) para ampliar o quadro efetivo da Agência. “O apoio do MS e do MGI foram absolutamente fundamentais para recompor parte da força de trabalho da Anvisa. Estamos falando de uma estratégia conjunta para dar mais robustez à Agência, a fim de acelerar as análises e reduzir filas. Isso se traduz no fortalecimento da saúde pública”, afirmou Safatle.

Próximas etapas

A Anvisa está em contato com o Cebraspe — instituição que realizou o concurso — para a realização da segunda etapa, que consiste no curso de formação. Na sequência, será publicado o edital de convocação dos candidatos para o curso, com quatro semanas de duração. Finalizada essa etapa, publica-se o resultado final e os futuros servidores são convocados para os exames admissionais. Depois disso, virão a nomeação e a posse.

O cronograma com os próximos passos para a nomeação dos aprovados será divulgado em breve, aqui no portal e em nossas redes sociais.

 

Fonte: Portal ANVISA

Imprimir Email