Anvisa publica consulta pública sobre cosméticos artesanais
Proposta recebe contribuições a partir da próxima segunda-feira, dia 13 de outubro. Participe!
A Anvisa publicou uma consulta pública sobre as novas regras para regulamentar a produção artesanal de cosméticos, produtos de higiene pessoal e perfumes. As propostas envolvem uma Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) e uma Instrução Normativa (IN), que detalham os requisitos técnicos e a lista dos produtos que poderão ser feitos de forma artesanal.
A necessidade de regulamentar o tema foi motivada pela nova Lei 15.154, de 30 de junho de 2025, que alterou a Lei 6.360/1976. A mudança garante que os produtos artesanais dessa categoria estejam isentos de registro e sigam regras mais simples, diferentes das exigidas para a indústria tradicional.
Segundo a proposta, cosméticos artesanais são aqueles produzidos em pequena escala, sem uso de máquinas automatizadas ou processos altamente especializados. Além disso, a venda desses produtos deve ser feita diretamente ao consumidor final, sem intermediários.
A consulta pública ficará aberta por 45 dias, a partir da próxima segunda-feira (13/10). Durante esse período, qualquer pessoa pode enviar sugestões para ajudar a melhorar a proposta antes da definição final das normas pela Anvisa.
Clique aqui para acessar a consulta pública.
Para acessar o voto da diretora relatora, clique aqui.
Fonte: Portal ANVISA