Av. Vereador José Diniz 2270, CEP: 04604-003- Brooklin - São Paulo - SP - Brasil. Tel. +55 (11) 5090-5080/ (11) 9 8437-9824

  • Home
  • Em Foco
  • Notícias
  • Plano de Transformação Digital da Anvisa 2021-2022 é repactuado.

Plano de Transformação Digital da Anvisa 2021-2022 é repactuado.

Medida reafirma o compromisso da Agência com a estratégia do Governo Digital, para aumentar a eficiência e melhorar os serviços prestados à sociedade.

A Anvisa informa que renovou a parceria com a Secretaria de Governo Digital (SGD/ME) e com a Secretaria Especial de Modernização do Estado (Seme/SG-PR), mediante a repactuação do Plano de Transformação Digital da Agência para o período 2021-2022. A iniciativa ocorreu em conjunto com o Ministério da Economia e a Presidência da República. 
O objetivo da medida é dar continuidade à transformação de serviços da Anvisa, bem como aumentar a maturidade digital daqueles já disponibilizados no portal da instituição.  Até o final deste ano, a Agência pretende realizar a transformação digital de 88 dos seus serviços de atendimento ao usuário. Isso representa um aumento de 67% para 90% dos serviços digitais prestados pela Agência.  
Nesse sentido, é importante lembrar que, em 2019, esse percentual era de 19%. Ressalta-se ainda que faz parte da meta aumentar o nível de maturidade digital de oito serviços já digitalizados.   
Veja os objetivos específicos do Plano de Transformação Digital:   
• Ampliar a oferta de serviços digitais para o cidadão.   
• Propiciar maior autonomia, transparência e satisfação aos usuários.    
• Desburocratizar os serviços prestados pela Agência, chegando-se ao mínimo de burocracia viável para alcançar os objetivos do interesse público.   
• Reduzir o tempo médio de atendimento e o custo na prestação dos serviços.   
• Promover a integração e o uso de inteligência de dados na prestação dos serviços.   
• Promover a segurança e a disponibilidade dos serviços ofertados, bem como proteger a privacidade do cidadão.   
Vinculação do projeto e-Notivisa ao Startup Gov.br   
Um dos destaques da repactuação foi a inclusão do e-Notivisa como projeto vinculado ao programa Startup Gov.br, liderado pelo Ministério da Economia. A aprovação desse projeto nesse rol representa uma grande conquista para a Anvisa. 
O e-Notivisa tem os seguintes objetivos: melhorar a experiência dos usuários do sistema de notificação, como agentes participativos; modernizar a plataforma, estimulando e ordenando a participação dos agentes envolvidos em toda a cadeia pós-uso; e simplificar e agilizar a atuação dos setores produtivos e comerciais, órgãos e instituições oficiais e estabelecimentos de saúde direta ou indiretamente envolvidos com produtos regulados.  
Além disso, o projeto visa promover a integração do processo de monitoramento do Vigipós (sistema de vigilância pós-comercialização/pós-uso), agregando conceitos de trabalho em rede, inteligência artificial, mineração de dados e algoritmos de risco para prospecção de dados, de modo a assegurar resultados e verificações mais diligentes e precisas. 
Saiba mais   
Entre 2019 e 2021, a Anvisa transformou 204 serviços oferecidos à sociedade, tendo sido o órgão do governo federal que mais contribuiu para a digitalização de serviços pela segunda vez consecutiva, conforme levantamento da SGD/ME. 
Esta posição foi elogiada pela SGD e pela Seme, que, durante a reunião de repactuação, destacaram o papel de vanguarda desempenhado pela Agência dentre os órgãos federais. Após a aprovação da repactuação do Plano de Transformação Digital da Anvisa pelo Comitê Estratégico, composto pela Anvisa, pela SGD e pela Seme, o plano foi aprovado pela Diretoria Colegiada da Agência, conforme previsto na Nova Política de Governança Organizacional da Anvisa, instituída pela Portaria 60/2022. 

Tags: anvisa, digital, tecnologia, transformação

Imprimir Email